Eduardo João Cardoso Martinho [1936-       ]


Foto de Eduardo João Cardoso Martinho.

Nasce na Chamusca, Portugal (1936).

Licenciado em Ciências Físico-Químicas, Faculdade de Ciências de Lisboa (1961).

Admitido no Laboratório de Sacavém (LFEN), em Outubro de 1961. Depois de ter participado na calibração inicial do Reactor Português de Investigação (RPI), foi enviado para Paris (com uma bolsa do Governo francês) onde frequentou com aproveitamento o curso de Génie Atomique (INSTN/Saclay, Julho 1963).

Convidado, pelo Commissariat à l’Énergie Atomique, a permanecer em França  como collaborateur temporaire étranger, integrado na equipa do reactor Minerve (até Março de 1965).

A sua actividade como investigador foi desenvolvida principalmente no Grupo de Operação e Exploração do RPI. Participa em trabalhos de investigação no departamento de Física do Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN) (início em 1995). Realiza trabalhos de I&D na área da "Física das Radiações" de reactores nucleares e suas aplicações.

Exerce funções docentes no Departamento de Física da Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa (1965-1980).

Colabora na regência da disciplina de "Medicina Nuclear" na Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa (1985-1997).

Participa em acções de formação e de especialização profissional, nomeadamente em cursos para Operadores do RPI e cursos de Radiofarmácia para Medicina Nuclear. Foi um dos coordenadores e tradutores do Projecto FÍSICA da Fundação Gulbenkian. Colabora na Verbo - Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura e na Enciclopédia Verbo, Edição Século XXI (Cisão nuclear; Reactor nuclear; e Moderador de neutrões).

Realiza inúmeros colóquios de divulgação científica, em especial em escolas do ensino secundário, tendo colaborado no Programa Ciência da Câmara Municipal de Lisboa (1998-2000) . Participa em acções de formação e divulgação científica no âmbito do Programa Ciência Viva (1996-2001).

Autor ou co-autor de mais de centena e meia de artigos de opinião e de divulgação científica em revistas e jornais regionais e nacionais. Autor ou co-autor de livros e outros trabalhos no âmbito de actividades docentes e de acções de formação e de divulgação científica.

Fez parte da comissão organizadora da Sociedade Portuguesa de Física, tendo presidido à primeira reunião da Assembleia Geral da SPF (Coimbra, Janeiro 1975).

Aposentado desde Abril de 2002.

 

Fonte: Arquivo ITN e J.C. Oliveira, O REACTOR NUCLEAR PORTUGUÊS: Fonte de Conhecimento, O Mirante, Colecção SABER, Santarém, 2005.