Infraestruturas

Unidade Tecnológica de Radioesterilização


APRESENTAÇÃO

A Unidade Tecnológica de Radioesterilização (UTR) situa-se na freguesia de Bobadela, concelho de Loures, distrito de Lisboa.

A UTR é uma instalação de Cobalto-60 com uma dimensão semi-industrial, construída em colaboração com a AIEA, para funcionar como uma unidade de demonstração para a indústria nacional, tendo sido inicialmente direccionada para a radioesterilização de dispositivos médicos.

Esterilizar é uma operação necessária e de grande importância, entre outras, nas indústrias produtoras de artigos médico-cirúrgicos, produtos farmacêuticos, cosméticos, alimentares e outros. A esterilização por radiação oferece grandes vantagens sobre os processos convencionais, nomeadamente pelo facto de os produtos serem tratados nas embalagens definitivas, dispensando, assim, todo o contacto posterior com eles.

INÍCIO DE FUNCIONAMENTO

Esta Unidade Iniciou sua operação industrial em Novembro de 1988, com uma actividade de aprox. 334 kCi. Hoje, fornece serviços de irradiação com uma actividade de aprox. 71 kCi.

Vista dianteira da UTR.

Primir a imagem para aceder à Prestação de Serviços.

Interior da UTR.

Irradiação das amostras

Vista dianteira da UTR

Processado automaticamente dos produtos em embalagens de 40×40×40 cm

Em 1999 a UTR parou a sua operação por 3 semanas para manutenção e assistência técnica. Seguidamente, foi alvo de grandes melhorias, por forma a garantir uma maior segurança e operação rentável, no âmbito do projeto "Atualização dos Sistemas Operacionais e de Segurança da Unidade de Radioterapia e Tecnologia".

O tratamento por radiação é um processo para materiais termosensíveis, que não utiliza produtos tóxicos, reduz os consumos energéticos e a emissão de poluentes. É, ainda, particularmente favorável no que respeita às condições de higiene e segurança no trabalho.

A UTR é a única instalação disponível em Portugal para a prestação de serviços de irradiação gama à Indústria, tornando a transferência de tecnologia de radiação numa realidade.

ESTRUTURA INTERNA

A estrutura funcional da UTR consubstancia-se no seguinte organigrama:

Estrutura da UTR


MORADA

Unidade Tecnológica de Radioesterilização
Campus Tecnológico e Nuclear
IST, Pólo de Loures
Estrada Nacional 10 (km 139,7)
2695-066 Bobadela LRS, Portugal

Informação Contabilística
NIF: 501 507 930
Instituto Superior Técnico
Av. Avenida Rovisco Pais,
1049-001 Lisboa

CONTACTOS GERAIS

Portaria de Acesso
Telef.:21 994 6000

Director-Adjunto
Doutor Eduardo Jorge da Costa Alves
Telef.: 21 994 6086
Fax: 21 9946285
Email: ealves@ctn.ist.utl.pt
Responsável Técnico/Marketing
Engª Paula Matos
Telef.: 21 994 6366
Email: pcmatos@ctn.ist.utl.pt 
Sala de Comando
Dr. Nuno Filipe Dias Inácio
Telef.: 21 994 6369
Email: nunfilp@ctn.ist.utl.pt