Laboratório de feixes de Iões (Unidade de Física e Aceleradores))  

Infraestruturas

Laboratório de Aceleradores e Tecnologias de Radiação


O Laboratório de Aceleradores e Tecnologias de Radiação (LATR),  do Campus Tecnológico e Nuclerar (CTN), mantém uma colaboração de longa data com a Universidade de Lisboa, através do seu Centro de Física Nuclear (CFNUL), o que tem permitido obter financiamentos para o seu permanente desenvolvimento.

Informação adicional:

1. Grupos de Actividade

Actualmente, os trabalhos em curso integram-se nas seguintes linhas de investigação:

2. Equipamentos e Dispositivos

Está equipado com os seguintes equipamentos:

2,5 MeV van de Graaff Accelerator photo

Fig. 1: Acelerator Van de Graaff de  2,5 MV, com três linhas experimentais, disponibiliza as  técnicas  de feixe de iões mais relevantes: RBS, PIXE, NRA, Canalização Iónica (channeling), ERDA e NRB com (p, g).

Oxford type microprobe

 

Fig. 2: Microssonda nuclear, Oxford Microbeams®, com uma resolução lateral de 1,5 mm, disponibiliza as seguintes técnicas: PIXE,  RBS, STIM (Scanning Transmission Ion Microscopy), CSTIM (Channeled STIM), IBIC (Ion Beam Induced Charge) e IBIL (Ion Bean Induced Luminescence) para caracterizar diversos tipos de materiais, em condições normais e feixe externo.

Implantation chamber photo

 

Fig. 3: Implantador de iões de 210 kV,  permite a implantação de uma área de 20x20 cm2 de forma controlada, numa gama de temperaturas de 77 K a 1273 K. A ligação do implantador à câmara RBS do accelerator Van de Graaff permite fazer análises in situ.

Tandem accelerator.

Fig. 4: Acelerador Tandem de 3 MV, equipado com uma linha espectroscopia de massa (AMS) com a resolução de 30 mm. Está prevista a instalação de uma linha dedicada de 14C. [REEQ/814/CTM/2005]

3. Prestação de Serviços

Como/quem contactar para agendamento de tempo de feixe?

  • Poderá enviar um fax e/ou e-mail ao responsável, cujo endereço se indica (à direita).
  • O agendamento de tempo, para a utilização da linha de feixe de iões, é também da responsabilidade do Doutor Eduardo Alves, e ocorre uma vez por mês.

4. Manuais e Código

Manuais e software disponibilizados aos utilizadores:



Equipamentos financiados pela

FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Plano Nacional de Re-equipamento Científico

Referência do Projecto: REEQ/814/CTM/2005
Investigador Responsável: Eduardo Alves