Logotipo do Grupo

Apresentação

O Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes (LMRI) é um Laboratório Primário do Sistema Nacional de Metrologia, no âmbito de um protocolo entre o Campus Tecnológico e Nuclear e o Instituto Português da Qualidade (IPQ).

Domínios de actividade deste Grupo:

  • Metrologia Científica: investigação em Metrologia e Dosimetria. Projecto e construção de padrões de medição das grandezas das radiações ionizantes. Calibrações.
  • Manutenção e Rastreabilidade dos Padrões Nacionais.
  • Metrologia Legal: controlo metrológico de instrumentos de medição de grandezas das radiações ionizantes, no âmbito do reconhecimento como Organismo Verificação Metrológica (Despacho nº 6402/2010).
  • Formação em Metrologia e Dosimetria.

Possui implementado o Sistema da Qualidade (SG), segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025:2005.

Estrutura

O LMRI é uma infraestrutura do Laboratório de Protecção e Segurança Radiológica, sediada no Campus Tecnológico e Nuclear. A sua organização funcional é a seguinte:

Organigrama funcional do LMRI

1. Actividades Desenvolvidas

1.1. Investigação

Procura desenvolver novos métodos e técnicas, assim como o desenvolvimento de padrões e instrumentação para medição das grandezas das radiações ionizantes. Para este efeito serve-se tanto de métodos experimentais como de simulação computacional através do método de Monte-Carlo.

Câmara de ionização desenvolvida no LMRIR e um gráfico de simulação por Monte Carlo ( jpg, 20,75 Kb)

Figura 1: Simulação por Monte Carlo e Câmara de ionização desenvolvida no LMRI.

Irradiação de amostras de outros grupos de investigação (jpg, 32.5 Kb).

Para além das actividades internas, procura satisfazer a procura e as necessidades de outros grupos de investigação, tanto do CTN como externos. Deste modo, disponibiliza condições de irradiação e dosimetria em diferentes grandezas e quantidades.

Figura 2: Irradiação de amostras de outros grupos de investigação.

1.2. Padrões

Manutenção e Rastreabilidade dos Padrões Nacionais.

1.3. Formação

Participa em cursos de formação profissional na área das radiações ionizantes e possui ainda disponibilidade para acompanhamento de estágios de licenciatura, assim como de pós-graduação.

Alunos do Programa "Ciência Viva" nas suas actividades (jpg, 34.4 Kb).

O LMRI procura também estender o âmbito da sua formação ao ensino secundário, nomeadamente no contexto do "Programa Ciência-Viva", no qual acolhe regularmente alunos para a realização de trabalhos laboratoriais com a duração máxima de 15 dias.

O LMRI disponibiliza ainda as suas instalações e equipamentos a alunos do ensino superior, nomeadamente de licenciatura e pós-graduação, para a realização de trabalhos que se insiram dentro das actividades e necessidades do LMRI. Os trabalhos que propõe são:

  • Trabalho na área da Instrumentação e Automação, nomeadamente aquisição, processamento e armazenamento de dados, utilizando o software LabView;
  • Trabalho na área da Protecção Radiológica: consiste na construção de uma câmara de ionização para medição do Hp(10), como consequência dos estudos de optimização realizados através da simulação do transporte de radiação pelo método de Monte-Carlo.

Figura 3: Alunos do Programa "Ciência-Viva" nas suas actividades.

2. Prestação de Serviços

O LMRI presta serviços de controlo metrológico em áreas de actividade tão diversas como a Indústria, a Saúde, a Investigação e as Forças Armadas, nomeadamente na calibração e verificação metrológica de instrumentos de medição de radiações ionizantes.

2.1. Consultar a lista de serviços

2.2. Condições Gerais

  1. A periodicidade relativa ao controlo metrológico dos instrumentos de medição de radiações ionizantes está descrita na Portaria nº 1106/2009 do Diário da República nº 186 (I Série-B) de 24 de Setembro de 2009.
  2. O laboratório só aceita pedidos para ensaio ou calibração por escrito (carta, fax ou e-mail), se possível através da requisição de calibração.
  3. Os valores dos serviços constam no documento LMRI_RQ_007.
  4. O pedido do cliente é analisado. Caso subsistam dúvidas relativamente ao tipo de trabalho requerido, este é novamente contactado.
  5. Se não existirem dúvidas é enviada ao cliente uma proposta para execução de trabalho (IM020).
  6. Após a recepção da "Nota de Encomenda/Requisição", a confirmar a aceitação da proposta, o Laboratório considera o "contrato" estabelecido.
  7. O cliente é sempre informado de qualquer alteração ao contrato.
  8. O transporte do equipamento é da responsabilidade do cliente.
  9. O cliente que pretenda assistir ao trabalho compromete-se a respeitar as regras de segurança de acesso às instalações. O LMRI não se responsabiliza por qualquer dano causado pelo incumprimento das referidas regras, nomeadamente a exposição às radiações ionizantes.
  10. O Laboratório não se responsabiliza por qualquer avaria ocorrida nos equipamentos durante a verificação/calibração.
  11. O horário para entrega dos equipamento no Laboratório é das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

2.3. Quem contactar? lmri@itn.pt


3. Equipamentos e Infra-estruturas

O Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes é composto por:

  • Sala de Irradiação I;
  • Sala de Irradiação II;
  • Sala de Irradiação III;
  • Sala de Comando.

Para mais informação sobre os equipamentos disponíveis, visualizar a planta do laboratório em anexo.



- - - - - - - - - - Membros da Equipa - - - - - - - - - -