Imagem do cabeçalho.

Controlo Periódico do Dosímetro


A cada trabalhador são atribuídos dois dosímetros individuais. Enquanto um está a ser usado pelo trabalhador na instalação num dado período de controlo (por exemplo, num mês), o outro dosímetro deverá estar no CTN para processamento e avaliação da dose de radiação recebida pelo trabalhador no período de controlo anterior.

  • Período mensal ou trimestral
    A escolha do período de utilização mensal, ou trimestral, depende da classificação do trabalhador como pertencendo à categoria A ou B, respectivamente. O dosimetro individual é identificado com o nome do trabalhador que o deverá utilizar, o código da instalação a que o trabalhador pertence e o número do dosímetro.
  • Dosímetro de trânsito
    Juntamente com os dosímetros individuais é enviado para a instalação um dosimetro identificado o código da instalação, o número do dosimetro e a palavra “trânsito”. Pretende-se com este dosímetro avaliar a dose de trânsito nos trajectos do CTN para a instalação e regresso, bem como o fundo não radiológico da instalação, em cada período de controlo, sendo o valor medido subtraído ao valor fornecido pelos dosimetros individuais. O dosímetro de trânsito deve permanecer afastado de qualquer fonte ou equipamento produtor de radiação e não deve ser usado por nenhum dos trabalhadores.
  • Folha de envio de dosímetros
    Antes do início de um novo período de controlo deverá receber na sua instalação o conjunto de dosímetros. Os dosímetros são enviados acompanhados da respectiva “Folha de envio de dosímetros”, onde se menciona o período de utilização na instalação e de devolução ao CTN para processamento. Esta folha contém uma listagem com a identificação dos trabalhadores (nome do trabalhador e nome constante na etiqueta do dosímetro) e o número do dosímetro atribuído para utilização no período em causa. Deverá proceder à distribuição dos novos dosímetros pelos vários trabalhadores, e à recolha dos que foram usados no período que finalizou, enviando estes últimos ao ITN para leitura e avaliação da dose, acompanhados da respectiva folha de envio.
  • Prazos de envio
    Os dosímetros devem ser enviados ao CTN para processamento nos primeiros cinco dias úteis depois de terminado o período de controlo. P.f. respeite os prazos.