Imagem do cabeçalho.

Apresentação

Os investigadores, técnicos e bolseiros do Grupo de Dosimetria e Radiobiologia (GDR) desempenham actividades em várias áreas integradas, nomeadamente:


1. Actividades

Os principais tipos de actividades nas áreas previamente mencionadas são:

  • Investigação científica, com projectos de investigação de âmbito nacional (financiados pela FCT) e internacional (financiados pela União Europeia no âmbito dos 5º, 6º e 7º Programas Quadro EURATOM, SECURITY).
  • Prestação de serviços, nas áreas da monitorização individual de trabalhadores expostos, da avaliação da segurança radiológica de instalações de radioterapia, medicina nuclear, ciclotrões e outras instalações radiológicas, de monitorização interna de trabalhadores expostos.
  • Formação, educação e treino, com
    – Leccionação de disciplinas em mestrados, licenciaturas, cursos de pós-graduação em diversas Universidades e Escolas Superiores de Tecnologias de Saúde;
    – Leccionação de cursos de formação para profissionais nas áreas da indústria, das aplicações médicas das radiações ionizantes e dos serviços;
    – Orientação e supervisão de teses de Doutoramento, Mestrado e Licenciatura.
  • Representação (de Portugal e do CTN) em Grupos de Trabalho e Comités nacionais e internacionais, na Comissão Europeia, na Agência Internacional para a Energia Atómica (AIEA), na Agência para a Energia Nuclear da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), na EURADOS ("European Radiation Dosimetry Group") entre outros.
  • Resposta a emergências e a acidentes radiológicos e nucleares, com a operacionalização e disponibilização de competências e técnicas biodosimétricas e de dosimetria interna.

O Grupo de Dosimetria e Radiobiologia opera um conjunto de equipamentos, sistemas de detecção e infraestruturas laboratoriais únicas em Portugal nas áreas de actividade acima mencionadas.
A colaboração com diversas Universidades e Escolas Superiores de Tecnologias de Saúde na orientação, por investigadores do GDR, de estudantes, no âmbito de teses de Mestrado e de Doutoramento, é um dos motores de actividades de investigação científica do GDR.
A interacção com hospitais e estabelecimentos da área da Saúde e com a indústria é reconhecida como muito importante para o desenvolvimento de novas competências e para dar resposta às solicitações crescentes nas áreas das aplicações médicas das radiações ionizantes.
A formação, educação e treino dos investigadores, técnicos e bolseiros do GDR é uma peça essencial do processo de “lifelong learning” que permitirá a perenização de competências e o desenvolvimento de novas competências adequadas às solicitações da comunidade.
A publicação de artigos em revistas internacionais e nacionais sujeitas a arbitragem, a contribuição de artigos para Conferências internacionais e nacionais e a participação em Cursos de Formação, Escolas de especialização, Workshops internacionais e nacionais são fomentadas e reconhecidas pelos membros do GDR como passos imprescindíveis para alcançar a excelência.


2. Participação em Grupos de Trabalho Internacionais

Diversos investigadores, técnicos e bolseiros do GDR participam nas actividades de investigação científica das seguintes organizações:

2.1. EURADOS ("European Radiation Dosimetry" Group), nomedamente nos seguintes grupos:

  • WG2 ("Harmonisation of individual monitoring");
  • WG6 ("Computational Dosimetry");
  • WG7 ("Internal Dosimetry");
  • WG9 ("Radiation protection dosimetry in medicine");
  • WG10 ("Retrospective Dosimetry");
  • WG12 ("European Medical ALARA Network").

2.2. Computational Medical Physics Working Group (CMPWG) da Amercian Nuclear Society.


3. Educação e Treino

Investigadores e técnicos do Grupo de Dosimetria e Radiobiologia:

  • Participam activamente na supervisão e orientação de teses de Doutoramento e de Mestrado, em colaboração com várias Universidades públicas e privadas, Escolas Superiores de Tecnologias de Saúde.
  • Leccionam disciplinas e módulos de disciplinas em várias Universidades públicas e privadas e Escolas Superiores de Tecnologias de Saúde, nas áreas da Protecção Radiológica, Dosimetria (Dosimetria Biológica, Dosimetria Interna, Dosimetria Computacional, etc.), cálculo de blindagens, introdução aos métodos de Monte Carlo, aspectos dosimétricos nas aplicações médicas das radiações ionizantes, efeitos biológicas das radiações ionizantes, etc. no âmbito de:
    – Licenciaturas;
    – Mestrados;
    – Cursos de Pós-Graduação;
    – Disciplinas curriculares de Programas de Doutoramento.
  • Participam em acções de formação no âmbito de Protecção Radiológica, para profissionais nas áreas médicas, industriais e de serviços.

4. Projectos

  • Dose Datamed 2 (DDM2): tem como objectivo a avaliação da exposição da população devido a exames médicos de radiodiagnóstico, em todos os países da Europa.


- - - - - - - - - - Membros da Equipa - - - - - - - - - -