Imagens alusiva à Unidade

Apresentação

O LATR dispõe de algumas infraestruturas e equipamentos únicos em Portugal. Em 2008 e no âmbito do programa de reequipamento científico, diversos investigadores e técnicos da Unidade estiveram envolvidos na actualização e instalação de novo equipamento experimental e/ou na modernização de instalações. 

Para além disso, as diferentes actividades científicas desenvolvidas nas áreas da Ciência de Materiais Avançados, Ambiente, Saúde e Ciências Biomédicas cumpriram a agenda aprovada, tendo sido suportadas por projectos de financiamento externo. A par destas realizações científicas, manteve-se a formação pós-graduada com o empenho de estudantes graduados em actividade de investigação, conduzindo a teses de mestrado e Doutoramento. As colaborações estratégicas com Instituições e Universidades a nível mundial foram fortalecidas e fundamentais para a manutenção da elevada produção científica da Unidade.

1. Grupos de Actividade

Engloba os seguintes grupos de actividade:

Laboratório de Feixes de Iões

Métodos e Instrumentação Nuclear
   Tecnologias de Radiação

2. Equipamentos e Dispositivos

Principais equipamentos disponíveis:

  • Laboratório de Feixe de Iões (LFI) está equipado com um acelerador Van de Graaff de 2,5 MV com uma microssonda nuclear dotada de feixe externo, um acelerador Tandem de 3 MV com uma linha de AMS e um implantador de iões de 210 kV. As actividades de investigação estão centradas na ciência de materiais, do ambiente, biomédicas e física nuclear.
  • Laboratório de Difracção de Raios-X de Alta Resolução e Alta Temperatura (MA3T) possui um difractómetro de raios-X de duplo cristal de alta temperatura (Hotbird) e uma linha de alta resolução. As actividades centram-se no estudo de multicamadas e estruturas de ilhas quânticas (QD).
  • Laboratório do Estado Sólido com Isótopos Radioactivos, situado no Isolde/CERN, está equipado com dois goniómetros e detectores sensíveis à posição, que se destinam ao estudo da canalização iónica de emissão (emission channeling). Possui ainda um sistema para o estudo de interacções hiperfinas. As actividades de investigação centram-se na área da ciência dos materiais (consultar IS453; IS481; IS487).
  • Laboratório de Difracção Neutrónica, instalado no Reactor Nuclear de Investigação (RPI), compreende dois  difractómetros (ETV, DIDE) e um espectrómetro (EPA) em fase de desenvolvimento, que se destinam ao estudo de estruturas cristalinas, químicas e magnéticas.
  • Laboratório de Instrumentação Nuclear destina-se ao desenvolvimento e construção de instrumentação nuclear. A sua actividade engloba a modelação e simulação de campos de electrões, raios gama e neutrões e descargas em gases a baixas temperaturas.
  • Laboratório de Caracterização de Polímeros destina-se ao estudo da co-polimerização, reticulação e outros efeitos induzidos por radiação em polímeros naturais e sintéticos, a fim de melhorar as suas propriedades para serem utilizados quer em aplicações biomédicas quer ambientais. 
  • Laboratório de Tecnologia das Radiações compreende uma instalação de dimensão semi-industrial* com uma fonte de Cobalt-60, um Laboratório de Ensaios Tecnológicos em Áreas Limpas - LETAL e uma Instalação de Radiações IonizanteS - IRIS, vocacionados para o estudo da aplicação de radiações ionizantes no tratamento de águas e produtos biológicos.

*Contrato de cessão de exploração para a CHIP-Centro de Higienização por Ionização de Produtos, SA., no âmbito da proposta de Parceria ITN/Entidades privadas (2003).

3. Prestação de Serviços

Como e quem contactar para efeito de agendamento de tempo de feixe?

  • Poderá enviar um fax e/ou e-mail ao responsável cujo endereço se indica.
  • O agendamento de tempo, para a utilização da linha de feixe de iões, é da responsabilidade do Doutor Eduardo Alves, e ocorre uma vez por mês.
  • Para outros serviços mais especializados, deverá consultar os diversos grupos de actividade acima identificados.