Logotipo

Apresentação

O projecto Dose Datamed 2 (DDM2) é um projecto promovido pela Comissão Europeia, e no qual Portugal participa. Este projecto tem como objectivo a avaliação da exposição da população devido a exames médicos de radiodiagnóstico e medicina nuclear, nos países da União Europeia.

O projecto DDM2 surgiu como continuação de um outro projecto, o Dose Datamed 1 (DDM1 ), decorrido entre 2004 e 2007, no qual vários países europeus com experiência na realização de inquéritos nacionais, realizaram estudos de frequência e estimativa de dose recebida pelos pacientes no contexto de diversos exames de radiodiagnóstico e de medicina nuclear. Do projecto DDM1 resultou uma proposta de metodologia comum, e a recomendação para a sua utilização na realização de futuros inqúeritos deste tipo - por forma a promover robustez na recolha e análise dos dados e na intercomparação de resultados obtidos nos diversos países europeus.

A metodologia proposta foi publicada no documento Radiation Protection 154 da Comissão Europeia, intitulado "European Guidelines on Estimating Population Doses from Medical X-ray Procedures" e está a ser adoptada na implementação do estudo em Portugal.

Durante o projecto DDM1 foram identificados 20 procedimentos médicos considerados como sendo os que mais contribuem para a dose efectiva colectiva total tendo suido identificados como o "top 20" (conheça aqui os "top 20").

O ITN propõe-se promover e coordenar a participação portuguesa no DDM2 e dinamizar a participação dos Centros de Radiologia/Imagiologia e de Medicina Nuclear do país no projecto, essencial para garantir a representatividade dos dados referentes a Portugal. Para este efeito criou um grupo de trabalho multidisciplinar cuja missão é implementar as actividades do projecto e recolha e analise dos dados e reportar, junto dos parceiros do projecto, os resultados da participação Portuguesa. O grupo de trabalho é multidisciplinar e interprofissional e inclui representantes dos diversos stakeholders, nomeadamente, profissionais de saúde, académicos/investigadores, representantes das entidades competentes da saúde, sociedades científicas e profissionais relevantes. O próximo relatório para apresentação dos desenvolvimentos da participação nacional está previsto para Novembro de 2011.

Hospitais/Clínicas (Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear) interessados em participar no projecto? Contactem-nos.

N.B.: Para responder ao questionário clique aqui, se tiver dúvidas consulte as diferentes páginas do site.


- - - - - - - - - - MEMBROS DO GRUPO DE TRABALHO - - - - - - - - - -