Júlio Martins Montalvão e Silva [1945 -        ]


Foto de Júlio Martins Montalvão e Silva.

Nasce em Lisboa, Portugal (09-11-1945).

Licenciado em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (IST-UTL)(1968). 

Master of Science (1975) e Doctor of Philosophy (1978), pela Universidade de Londres (Imperial College of Science and Technology).

Doutorado em Engenharia Mecânica, pelo IST (1979).

Agregado em Engenharia Mecânica, pelo IST (1991).

Professor Catedrático, de nomeação definitiva, do IST (1996).

Presidente do Departamento de Engenharia Mecânica do IST (1997-1999).

Presidente do Instituto Tecnológico e Nuclear (2002-2011).

Docente do Instituto Superior Técnico, desde 1968, acumulando portanto cerca de 33 anos de experiência pedagógica, a maior parte dos quais leccionando e regendo disciplinas ligadas ao projecto de estruturas, máquinas e equipamentos, nomeadamente: Orgãos de Máquinas I e II, Introdução ao Projecto Mecânico e Projecto Mecânico I e II. Especialista em Vibrações Mecânicas foi também responsável pelas disciplinas de Vibrações e Ruído e de Análise Avançada de Vibrações tanto do curso de Licenciatura como do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica onde mantém as referidas regências. Presta colaboração, desde 1987, à Escola Náutica Infante D. Henrique, no âmbito de um protocolo de cooperação, onde leccionou a disciplina de Vibrações e lecciona a disciplina de Diagnóstico de Avarias.

Tem desenvolvido regularmente diversos trabalhos de apoio técnico-científico e de desenvolvimento, no âmbito da prestação de serviço a empresas nacionais e internacionais no domínio da engenharia mecânica (86 relatórios técnicos produzidos). Salientam-se as empresas e entidades: Westland Helicopters, Peugeut, Citroen, BMW, Intespace, LNEC, ADtranz, FAP, Sorefame, Mague, Setenave, Camo, Carris, Salvador Caetano, UTIC, STCP, Rodoviária Nacional, UMM, JOCA entre outras.

No mesmo período desenvolveu diversas outras actividades nomeadamente de apoio aos diferentes Governos e a diversas entidades públicas e privadas ligadas aos sectores do ensino superior, da economia, da indústria, profissional e de investigação e serviços (38 relatórios produzidos).

Cerca de 93 publicações científicas dentro das quais 26 em revistas da especialidade, sendo as restantes comunicações em congressos nacionais (12) e internacionais (55). É co-autor e/ou co-editor de 6 livros, sendo 4 deles internacionais (1 no prelo).

Responsável pela orientação científica de 10 dissertações de Mestrado e 2 dissertações de Doutoramento, todas concluídas com sucesso.

Responsável ou co-responsável pela liderança e execução de 14 projectos nacionais e internacionais de Investigação e Desenvolvimento envolvendo a cooperação de instituições de investigação, universidades e empresas, com financiamentos nacionais e europeus (JNICT, STRIDE, BRITE-EURAM, PRAXIS, PEDIP).

Exerceu um número apreciável de cargos (praticamente todos) de gestão científica, pedagógica e administrativa no âmbito do ensino superior. Salienta-se a Presidência do Conselho Directivo do Instituto Superior Técnico (1981-1983), Presidência da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (1983-1988), Presidência do Instituto Politécnico de Setúbal (1988-1991) e Presidência do Departamento de Engenharia Mecânica do IST (1996 e 1998).

Aposentado em 1 de Julho de 2011.


Fonte: Arquivo ITN e Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CNAVES), http://www.cnaves.pt/curriculos/JulioMontalvao.htm