José Lourenço da Silva Castro [1941-      ]


Foto de José Lourenço da Silva Castro.

Nasce em Portugal (1941).

Licenciado em Engenharia Electrotécnica, pela Faculdade de Engenharia do Porto (1964).

Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, da Universidade do Porto e da EFACEC.

Assistente do Laboratório de Física da Universidade do Porto e bolseiro do Instituto de Alta Cultura (1963-1966).

Assistente do Laboratório de Física e Engenharia Nucleares (LFEN), tendo realizado diversos trabalhos em Física e Electrónica (1966-1968).

Desempenha funções como responsável pelo Sector de Ensaios e Qualidade da Divisão de Máquinas Eléctricas da SEPSA (1969-1973).

Director Fabril da CABELTE - Cabos Eléctricos e Telefónicos, S.A. (1973 e 1988).

Administrador da MABOR-Manufactura Nacional de Borracha, S.A., e de outras empresas pertencentes a este grupo (1988-1992). Cumulativamente (1990-1992), assume a Presidência dos Conselhos de Administração da CONTINENTAL MABOR-Indústria de Pneus, S.A. e da FORAVE-Escola de Formação Profissional e Tecnológica do Vale do Ave .

Administrador da COMANOR-Companhia de Manufacturas Metálicas do Norte, S.A. e da empresa Petróleo Mecânica Alfa, S.A. (1992-1994).

Actualmente, é Administrador da CABELTE Portugal, CABELAUTO Portugal, NQF-Energia, S.G.P.S., S.A., Cabelte Holding, S.G.PS., S.A. e de outras empresas do Grupo Nelson Quintas & Filhos, além de funções de aconselhamento e representação em diversos órgãos.

Autor de diversos estudos e projectos relativos ao ramo de engenharia electrotécnica, cabos telefónicos e de energia BT e AT, óptica aplicada às telecomunicações e ainda sobre técnicas de custeio, orçamentação, estatística, etc., aplicadas à gestão industrial.


Fonte: J.C. Oliveira, O REACTOR NUCLEAR PORTUGUÊS: Fonte de Conhecimento, O Mirante, Colecção SABER, Santarém, 2005.