Frederico José da Silva Gama de Carvalho [1936 -        ]


Foto de Frederico José da Silva Gama de Carvalho.

Nasce em Lisboa, Portugal (11-01-1936).

Licenciado em Engenharia Electrotécnica (Porto, 1959).

Doutorado em Engenharia, pela Faculdade de Máquinas da Universidade de Karlsruhe (R. F. Alemanha, 1967). Doutorado em Física, pelas universidades portuguesas (Decreto 118/70, de 19 de Março).

Bolseiro do Instituto de Alta Cultura no Centro de Estudos de Física Nuclear e Electrónica (Porto, 1958-1960).

Estagia no Instituto de Física de Neutrões e Tecnologia de Reactores e no Instituto de Física Nuclear Aplicada do Centro de Investigação Nuclear de Karlsruhe (1962-1967). No Centro Nuclear de Karlsruhe trabalha em Electrónica Nuclear, projecto de sistemas e equipamentos de Espectrometria Neutrónica e realiza trabalho de I&D em Ciência de Materiais, utilizando técnicas de dispersão neutrónica.

Assistente de Investigação do Laboratório de Física e Engenharia Nucleares (LFEN) da JEN (1960-1968).

Investigador do LFEN (1968).

Adjunto do Director-Geral do Laboratório de Física e Engenharia Nucleares (LFEN), para os Assuntos Científicos e Técnicos (1969).

Coordenador do Serviço de Reactores Nucleares do LFEN (1969-1975). Dirigiu o Grupo de Física de Neutrões daquele serviço, e o projecto, construção e exploração do Difractómetro de Tempo-de-Voo de Neutrões, instalado no reactor.

No domínio da Electrónica Nuclear, foi um dos responsáveis pela criação do Grupo de Electrónica do Serviço de Investigação de Física, do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (LNETI), que está na origem do actual Departamento de Electrónica e Electromecânica do LNETI. Desenvolve diversos protótipos de módulos de electrónica nuclear.

Trabalha no desenvolvimento de uma linha de instrumentação nuclear de monitorização e controlo, para aplicações industriais e em outros ramos de actividade (1976).

Recebe o Prémio Gulbenkian de Ciência e Tecnologia, de parceria com o Doutor José Francisco Salgado, pelo desenvolvimento de uma sonda de neutrões para a determinação de teores de água em coque siderúrgico (1977).

Investigador-coordenador do LNETI e responsável pelo Departamento de Física do Instituto de Ciências e Engenharia Nucleares (ICEN) (1979-1996).

Investigador-coordenador do Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN) (1995-2006).

Presidente do Conselho Científico do ITN (2000-2004).

Coordena trabalho de I, D&D nos seguintes domínios: desenvolvimento de contadores de radiação de enchimento gasoso; projecto e construção de protótipos de instrumentação nuclear; projecto e construção de equipamentos de espectrometria de neutrões; técnica analítica PIXE.

Fez parte de diversos júris de concursos de admissão/progressão de investigadores e doutorados, na carreira de investigação científica. Orientou diversos estágios de licenciatura e participou em cursos de mestrado e doutoramento (FCL, IST, FEUP).

Autor de diversos artigos científicos em conferências da especialidade (Física Nuclear) e em revistas nacionais e estrangeiras.

Aposentado em 2006. Actualmente presta colaboração científica a vários níveis.

 

Fonte: Arquivo ITN e J.C. Oliveira, O REACTOR NUCLEAR PORTUGUÊS: Fonte de Conhecimento, O Mirante, Colecção SABER, Santarém, 2005.