Fernando Henrique Marques Videira [1928-       ]


Foto de Fernando Henrique Marques Videira.

Nasce em Portugal (1928).

Especializa-se em Metalurgia.

Estagia em Inglaterra, primeiro no National Physics Laboratory e depois no Departamento de Metalurgia em Sheffield (1955-1956).

A investigação na área de Materiais inicia-se em Portugal com a criação do Serviço de Química e Metalurgia (SQM), no Laboratório de Física e Engenharia Nucleares (LFEN) da Junta de Energia Nuclear (JEN), inaugurada em Sacavém em 1954 (1961). 

A energia nuclear estava então em primeiro plano e a importância da metalurgia para os reactores nucleares era universalmente reconhecida, razão pela qual foi adquirida e montada uma instalação piloto para a produção de urânio a partir dos nossos minérios, a qual produziu urânio metálico pela primeira vez em 1961.

Em colaboração com A. Oliveira Sampaio, foi um dos responsáveis pelo SQM/LFEN, isto é, pelas instalações, equipamento, actividades e formação de pessoal, considerados como os primeiros investigadores portugueses em Materiais. Teve grande contributo no seu apetrechamento: raios-X, microscópios metalográficos, dilatómetros, fornos de arco e de indução, fornos para tratamentos térmicos e algum equipamento de medida de propriedades mecânicas. Foi possível, efectivamente, de um dia para o outro, começar a fazer investigação em Portugal.

Não menos importante foi a sua política de enviar recém-licenciados para doutoramento no estrangeiro, após uma curta passagem pelo LFEN. O regresso desses «técnicos» recém-doutorados do estrangeiro, em 1965, terá impulsionado a investigação do LFEN, na década de 70.

Ocupou o cargo de Ministro da Indústria do V Governo Constitucional (Governo de Lurdes Pintassilgo),  período da extinção da JEN (01-08-1979 a 12-12-1979).

 

Fonte: DeMAT (http://www.demat.ist.utl.pt/departamento/historia/historia4.html)