Filipe Duarte Branco da Silva Santos [1942-       ]


Foto de Filipe Duarte Santos.

Nasce em Lisboa, Portugal (15-03-1942).

Licenciado em Geofísica, pela Universidade de Lisboa (1963).

Doutorado em Física Nuclear, pela Universidade de Londres (1968).

Professor de Física, da Universidade de Lisboa (desde 1979).

Professor convidado em várias Universidades dos Estados Unidos da América e da Europa entre as quais se destacam: Universidade de Wisconsin, Madison, Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, Universidade de Duke, Durham, Universidade de Indiana, Bloomington, todas nos E.U.A.; Universidade de Munique, Alemanha, Universidade de Surrey, Reino Unido, etc (1980-2000).

Director do Instituto de Meteorologia de Portugal, em Lisboa (1987-1988).

Coordena a elaboração do primeiro e único "Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal", publicado em 1991.

Integra o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, sendo membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa e membro da Comissão Nacional para as Alterações Climáticas (1998).

Coordena e participa em vários projectos nacionais e internacionais nas áreas do ambiente e alterações globais: investigador coordenador do Projecto SIAM – Climate Change in Portugal. Scenarios, Impacts and Adaptation Measures, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC-UL) (1999-2002) e responsável do projecto PORTCOAST, Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa.

Professor Catedrático do Departamento de Física da FC-UL, regendo disciplinas nas áreas da Física, Ambiente e Alterações Globais.

Director do Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa.

Publica cerca de 120 artigos científicos em revistas internacionais com sistema de arbitragem em várias áreas do Ambiente, Física e Astrofísica. Profere mais de duas centenas de palestras convidadas em Portugal e no estrangeiro.


Fonte: www.fc.ul.pt/ciencias-e-tecnologias-do-ambiente/cvs/Filipe_Santos.doc e http://www.siam.fc.ul.pt/IDL/professor.htm