Armando José Ponce Leão Policarpo [1935-       ]


Foto de Armando José Ponce Leão Policarpo.

Nasce em Coimbra, Portugal (30-04-1935).

Licenciado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FC-UC) (1957).

Diploma of Advanced Studies, pela University of Manchester Distinction (1960).

Doutorado, pela University of Manchester (1964).

Doutorado em Física, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (1965). Agregado.

Assistente do Centro de Estudos de Física Nuclear da Universidade de Coimbra (1957). 2º Assistente da Faculdade de Ciências Universidade de Coimbra (FC-UC) (06-11-1963 a 09-01-1966). 1º Assistente da FC-UC (10-02-1966 a 04-06-1968).

Professor extraordinário da FC-UC (de 05-06-68 a 30-11-79).

Professor catedrático de Física da FCT-UC (de 01-12-1979 a 31-05-2003).

Desenvolve a sua actividade das áreas da física nuclear, física atómica e molecular, física de partículas, Física da radiação e detectores de radiações atómicas e nucleares.

Director do Museu de Física da Universidade de Coimbra e presidente do Conselho de Departamento de Física da mesma universidade, director do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas; delegado nacional do Conselho do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN); representante português no Comité de Política Científica e Tecnológica da OCDE e no Centro Comum de Investigação da Comunidade Económica Europeia (CEE).

Director do Centro de Física da Radiação e dos Materiais da Universidade de Coimbra.

Presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), Coimbra.

Membro de várias associações e comités tais como Instituto de Alta Cultura, Instituto Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Portuguesa de Física e Química, Academia de Ciências de Lisboa, Sociedade Europeia de Física, Comité de Selecção do Programa Mobilizador da Espanha, Conselho Científico do Comité Portugal (CERN), Comité Restrito Europeu para Futuros Aceleradores, Comité de Pesquisa e Desenvolvimento em Detectores e Sociedade Portuguesa de Protecção contra as Radiações.

Autor de cerca de 200 trabalhos publicados em revistas internacionais e comunicações em conferências, com referee. Participou em conferências internacionais ou actividades educacionais em inúmeros países, podendo-se citar entre eles Áustria, Brasil, Chile, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

Prémios e distinções

Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, conferido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da República Federativa do Brasil (1998). Grande Oficial da Ordem de Santiago de Espada conferido pelo Presidente da República, Portugal (2006).

 

Fonte: www.acad-ciencias.pt/academicos/ajplpolicarpo.html e  http://www.abc.org.br/sjbic/curriculo.asp?consulta=policarpo