Slides

Infraestrutura

Pertencente ao Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)


  Laboratórios de Análise Instrumental por Activação com Neutrões

Trinta e quatro elementos normalmente encontrados em amostras ambientais e biológicas - Al, Ca, Cu, Mn, Ti, V, As, Ba, Br, K, La, Na, U, Ag, Cd, Ce, Co, Cr, Cs, Eu, Fe, Hf, Hg, Rb, Sb, Sc, Se, Sm, Sr, Ta, Tb, Th, Yb and Zn são determinados por Análise Instrumental por Ativação com Neutrões, usando o método k0 (k0-INAA) .

Sistema para Transferência de Amostras Os elementos do Al ao V que produzem radionuclidos de vida curta são analisados com irradiações curtas no SIPRA – Sistema Pneumático Rápido para Transferência de Amostras – e medidos num detetor de Germânio associado.
Trocadores Automáticos de Amostras Os elementos do As ao Zn, que produzem radionuclidos de vida média e longa, são analisados através de uma irradiação longa nas células 55 e 56 do RPI e medidos em Detetores de Germânio associados a Trocadores Automáticos de Amostras.
Sistema de Supressão de Compton Está disponível no laboratório um Sistema de Supressão de Compton que tem como objetivo melhor o limite de deteção para determinados elementos. 

Equipmentos

  • 4 Detetores de Germânio
  • 3 DSPEC Jr 2.0
  • 1 DSPEC PRO
  • 2 Trocadores Automáticos de Amostras
  • Sistema de Supressão de Compton
  • Sistema Pneumático Rápido para Transferência de Amostras

Investigador responsável pelos laboratórios: Marta Almeida (smarta@ctn.ist.utl.pt)


Equipmento financiado parcialmente por
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Plano Nacional de Re-equipamento Científico

Referência do Projecto: REEQ/1075/FIS/2005