Slides

Infraestrutura

Pertencente ao Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)


  Laboratório de Espectrometria de Massa FTICR

Espectrometria de Massa de Ressonância Ciclotrónica de Iões com Transformada de Fourier

A espectrometria de massa de ressonância ciclotrónica de iões com transformada de Fourier (FT-ICR/MS) é uma técnica especialmente adequada ao estudo da química de sistemas ião/molécula em fase gasosa. Em resultado dos campos magnético e eléctrico aplicados, é possível confinar iões por períodos longos de tempo em comparação com a espectrometria de massa convencional, e podem ser realizadas sequências complexas de operações: ionização, selecção, aceleração, ejecção, colisão, reacção e detecção. A diferentes sequências de eventos correspondem diferentes tipos de experiências nas quais se pode estudar a estrutura dos iões, determinar sequências reagente/produto e efectuar estudos cinéticos e termodinâmicos. A técnica FT-ICR/MS é também uma ferramenta analítica poderosa, possuindo uma resolução de massas muito elevada e uma grande exactidão de medição de massas, e como pode ser acoplada a uma ampla variedade de métodos de ionização, pode analizar numerosos tipos de materiais e compostos.

Aparelho de FT-ICR/MS (89,2 Kb).

O aparelho de FT-ICR/MS existente no ITN, Extrel/Finnigan FT/MS 2001-DT com um magnete supercondutor de 3 Tesla e um laser de Nd:YAG para dessorção/ionização laser, é único no país e foi instalado em Outubro de 1991 em resultado do Programa "Ciência", sendo partilhado pelo ITN, IST e FCUL. Com apoio do Programa "Praxis XXI", foram instalados no início de 1999 uma nova estação de controlo instrumental e tratamento de dados e um módulo para axialização quadrupolar.

O espectrómetro de massa FT-ICR é gerido pelo Grupo de Química Inorgânica e Organometálica (UCQR/ITN) que o utiliza fundamentalmente para estudar a química em fase gasosa de lantanídeos e actinídeos, e também na caracterização de compostos de lantanídeos e actinídeos. Devido às suas capacidades analíticas, é também usado para a caracterização de compostos orgânicos e organometálicos, designadamente através da determinação de massas exactas, por solicitação de grupos de investigação em universidades ou institutos nacionais e estrangeiros.