Curriculum Vitae

Núcleo de Informática


Foto.

Nome: Maria Teresa Pacheco Pires
Apelido: Soares Costa
Data de Nascimento: 04-10-1962, Lisboa
Nacionalidade: Portuguesa

Tel.: 21 994 6073
Fax: 21 994 6285
E-mail: tpires (add @ctn.tecnico.ulisboa.pt)


Habilitações Literárias

  • 1996/1997 – Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade Clássica da Universidade de Lisboa (variante português-ingês), 4 anos, pré-Bolonha (com frequência da cadeira anual: Informática para as Ciências Humanas, 16 val.).
  • 1984 - Bacharelato em Curso Superior de Secretariado, Universidade Europeia (ex-ISLA-Instituto Superior de Línguas e Administração), 3 anos (com frequência das seguintes cadeiras anuais: Contabilidade I/II: 15/18 val.; Geografia Económica e Política I/II: 16/15 val.; Princípios Fundamentais de Direito I/II/III: 14/14/16 val.; Relações Económicas Internacionais: 14 val.; Organização de Empresas: 18 val.; Cálculo Comercial e Financeiro: 18 val.; Princípios Gerais de Informática: 18 val.).

Carreira Profissional

  • 2002 – Especialista de Informática G1-N2. Integra o Núcleo de Informática, Campus Tecnológico e Nuclear, Pólo de Loures do IST (ex-ITN).
  • 2001 – Reclassificada na Categoria de Técnico Superior de Informática, 2ª classe (mediante aferição de competências), ITN.
  • 1993 – Reclassificada na Carreira de Programador (mediante aferição de competências), Instituto Tecnológico e Nuclear (ex-INETI).
  • 1989 – Técnica de 2ª Classe, da Carreira Técnica (ingresso na Função Pública), Instituto nacional de Engenharia e Tecnologia Nuclear (ex-LNETI).
  • 1986 – Bolseira para actividades de Informatização de Gestão, Laboratório Nuclear de Engenharia e Tecnologia Industrial (LNETI).

Formação Profissional

Total de Horas: 1356h (763h no âmbito do nº 3 art 8º Decreto-Lei Nº97/2001 e Decreto-Lei nº497/99, indispensáveis para ingresso na Carreira de Informática).

  • 1987-2006 –  vários cursos de requalificação e reconversão profissional na área de especialização da internet: hardware, bases de dados, arquitectura de informação, segurança informática, aplicações de informática, linguagens de programação, desenho gráfico, análise e desenvolvimento de sistemas, multimédia, gestão da informação, tecnologias web, recursos para acessibilidade web (utilizadores com deficiências especiais), num total de 38 unidades de crédito.

Actividades de Ensino

  • 1988-1992 – Monitora de acções de formação em informática (programação com bases de dados relacionais em dBaseIII, dBaseIV e folhas de cálculo), para estudantes com o 12º ano, no âmbito da "Medida Ea)", ICEN/LNETI (ex-INETI).

Principais Responsabilidades

  • Gestão do Sistema de Informação do CTN (canal Internet/Intranet), com competências em todas as fases do ciclo de vida da informação: estruturar e organizar a informação, adaptando-a ao ambiente da Internet; coordenar o processo de definição e gestão dos conteúdos e a sua distribuição electrónica, controlando factores como a actualidade da informação e a fiabilidade da plataforma; edição de textos e de conteúdos gráficos.
  • Explorar o potencial do HTML e de outras tecnologias WWW (XHTML1.0, CSS, Flash, Javascript), promovendo a actualização, dinamização e criação de novas páginas;
  • Tratamento de imagem/produção de gráficos e mapas: com recursos ao "Jasc Paint Shop Pro", "MS Office Visio" e outras ferramentas apropriadas.
  • Normalização e garantia de conformidade das páginas do ITN, no âmbito das "Acessibilidades para Cidadãos com Deficiências Especiais" (respeito pelas normas do W3C WAI-AAA e CSS, com recurso a ferramentas de validação adequadas).

Enquadramento das Actividades Profissionais

a) Área Administrativa

  • Apoio ao Director-Adjunto do LATR, CTN/IST (desde 2013): Eduardo Jorge da Costa Alves.
  • Apoio ao Responsável pelo Núcleo de Formação do ITN (2008-2013): António Falcão.
  • Apoio ao Conselho Directivo do ITN (1998-2010): José Carvalho Soares/Júlio Montalvão e Silva,
  • Apoio ao Responsável da Unidade de Física e Aceleradores do ITN (1998-2012): Eduardo Alves; Fernanda Margaça.
  • Apoio ao Presidente do Conselho Científico do ITN (1998-2008): Frederico Carvalho; Manuel Leite de Almeida.

b) Área de Informática

Resumo da Actividade

  • 2014/2015 - Criação do novo Sítio do CTN (Campus Tecnológico e Nuclear), Pólo de Loures, na plataforma informática do IST (WordPress). Migração de conteúdos e definição de novos, conforme legislação em vigor. Concepção do Layout (aguarda aprovação superior). Tradução/retroversão de conteúdos (português/inglês). Supervisão: Isabel Dias/José Marques.
  • 2013/2014 – Criação do novo Sítio do C2TN (Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares), na plataforma informática do IST (WordPress). Migração de conteúdos e definição de novos, conforme legislação em vigor. Concepção do Layout. Tradução/retroversão (português/inglês) e manutenção de conteúdos. Supervisão: João Paulo Leal/Isabel Rego dos Santos.
  • Desde 2011 – Compilação de informação e desktop publishing de brochuras técnicas de divulgação das actividades do Campus do IST, Pólo de Loures (relatórios de actividade anuais de 2011, 2012 e 2013 e trípticos informativos). Supervisão: Eduardo Jorge da Costa Alves/Carlos Varandas.
  • Desde 2008/2015 – Criação e concepção de portais para divulgação de encontros científicos (por solicitação dos investigadores, bo âmbito das suas actividades).  Total de portais: 16.
  • 2008/2013 – Criação da página internet de suporte ao "Nucleo de Formação". Apoio logísito em acções de formação em colaboração com Drª Ana Faria (Secretariado/Contabilidade). Supervisão:  António Falcão. URL: http://www.itn.pt/nf.
  • 2007/2008 – Responsável pela criação de um novo espaço internet de divulgação do "Laboratório de Estudos de Energia Nuclear de Sacavém" (Junta de Energia Nuclear), onde factos relevantes da sua história de quase meio século foram recentemente disponibilizados, juntamente com recortes de imprensa, reportagens, testemunhos, fotografias, etc.., denominado "Memória". Este trabalho envolveu pesquisa bibliográfica na Torre do Tombo,  recolha e compilação de informação de diversas fontes. URL: http://www.itn.pt/memoria. Supervisão: Jaime da Costa OLiveira.
  • 2008 – Por despacho do Presidente do CD/ITN, foi nomeada como interlocutora do ITN para a supervisão/acompanhamento do preenchimento do "Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional" (IPCTN), solicitado pelo GPEARI.
  • 2004/2006 – Responsável pela reestruturação do "Sítio do ITN": levantamento de especificações, concepção, desenho gráfico e programação da respectiva homepage (bilingue), segundo recomentações do W3C WAI-AAA. URL: http://www.itn.pt. 2003 –  Por despacho do Presidente do CD/ITN, nomeada como "Interface para o Plano de Acção do MCTES", no âmbito da Sociedade de Informação. Supervisão: Frederico da Gama Carvalho/Nuno Barradas.
  • 1998/2011 – Por despacho do Presidente do CD/ITN,  nomeada para integrar a "Comissão para os Assuntos da internet" como responsável pelo desenho, produção e gestão de conteúdos para a internet, com o objectivo de reformular, expandir e manter actualizado o "Sítio do ITN" (versões portuguesa e inglesa), em colaboração com solicitações de investigadores do instituto. Com as mesmas funções, tem vindo a colaborar em diversos projectos internos, onde se destacam: o sítio do "Jornal de C&T do ITN" (http://jornal.itn.pt, intranet de acesso restrito, descontinuado em 2005); o sítio da "Comissão Coordenadora do Conselho Científico do ITN (CC-CC/ITN)" (http://ccitn.itn.pt, intranet de acesso restrito, descontinuada em 2010). Supervisão: Frederico da Gama Carvalho.
  • Outros - Vogal em concursos internos de ingresso na área de informática, de aquisição de mobiliário e material multimédia para o Auditório do ITN, de mobiliário para a nova Biblioteca do ITN (sala de leitura, ponto multimédia).

Desenvolvimento de Aplicativos

  • 1988-2008 – Desenvolvimento de diversos programas para informatização da gestão (com recurso a diferentes ferramentas): gestão de correspondência (Expediente e Secretariado/CD-ITN, em utilização); gestão de pessoal, gestão de acções de formação, gestão de candidaturas, gestão do controlo de acessos externos (Secretariado/Física, em utilização); gestão orçamental de projectos de I,D&D para controlo de dotações orçamentais  (Contabilidade/Física, utilizado entre 1988-1992).

Edição Electrónica de Livros

Colaboração com Investigadores

  • 2003 – "MEMÓRIA Nº 2" (144 páginas)
    Autor: Jaime da Costa Oliveira
    Comemoração do centenário do nascimento de Francisco de Leite Pinto.
    Sociedade de Geografia de Lisboa, Patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian
    (Este trabalho envolveu ainda a reprodução em papel da gravação áudio da mesa-redonda realizada no ITN).
  • 2005 – "O REACTOR NUCLEAR PORTUGUÊS: Fonte de Conhecimento" (300 páginas)
    Autor: Jaime da Costa Oliveira, O Mirante, Colecção SABER, Santarém.

Coordenação de Projectos

  • 2003-2004 – Candidatura à FCT: Programa POSI/MCES - Estado Aberto, para a reestruturação dos conteúdos digitais do Sítio do ITN (Conformidade W3C-AAA). Responsável de projecto/Proponente: T. Pires, aprovado.
  • 2005 - Candidatura à FCT: Programa POSC: Inclusão Digital. Responsável de projecto/Proponente: T. Pires, indeferido.

Prémios

Em abono da actividade da signatária, referem-se diversas provas de reconhecimento externo:

  • 2003 – Apreciação favorável da qualidade da Acessibilidade do Sítio do ITN, por parte da empresa ACCENTURE Portugal que, nas componentes aplicáveis e que estavam operacionais à data da avaliação, atingiu os níveis de "Excelente, Muito Bom e Bom".
  • 1992 – Prémio Descartes (Menção Honrosa) do Instituto de Informática: "Aplicação PROGEST-ID v2 - Gestão Orçamental de Projectos de I,D&D (1987/1988)". Programa de gestão orçamental em função da classificação económica das despesas públicas do estado, desenvolvido sob a supervisão científica do Doutor Frederico Gama Carvalho, para utilização no Sector de Contabilidade do Departamento de Física do ITN (Diamantina Carvalho).

Hiperligações Pessoais